ViSÃO SECRETARIA
Este manual tem como objetivo orientar sobre os cadastros básicos sobre cargos, funções e modulação de servidores.
Este manual apresenta a nomenclatura padrão do sistema, portanto caso sua rede adote nomenclaturas diferentes, esteja atento aos caminhos demonstrados.
Alguns exemplos de nomenclaturas diferentes que podem ter sido adotadas:
- de Aluno para “Estudante”, “Estudante/Criança”;
- de Colaborador para “Servidor”;
- de Composição de Ensino para “Etapa de ensino”;
- de Ano Escolar para “Agrupamento/Ano”;
- de Escola para “Unidade de ensino”, “Unidade escolar”, “Unidade educacional”;
- de Contrato para “Vínculo”;
- de Necessidade Especial para “Deficiência”, “Tipo De Deficiência, Transtorno Ou Ah/Sd"
O sistema é acessível através de qualquer navegados/Browser.
O que é um Browser?
Um navegador, ou browser, é um programa que nos permite explorar a internet e acessar diversas informações, como páginas, imagens, textos e vídeos, em dispositivos como desktop, celular, tablet e até na TV. Exemplos de navegadores incluem Microsoft Edge, Google Chrome, Safari e Firefox, entre outros que foram desenvolvidos ao longo do tempo.

O Módulo Acadêmico do sistema Ponto iD é responsável por centralizar e organizar as principais informações relacionadas à gestão pedagógica da rede de ensino. Através dele, a Secretaria de Educação pode estruturar e acompanhar os registros escolares, como anos letivos, turmas, estudantes, professores, componentes curriculares, calendários e avaliações.
Esse módulo é a base para o funcionamento dos demais recursos do sistema, pois garante a padronização e a consistência dos dados acadêmicos em todas as unidades escolares. Por isso, seu correto preenchimento é essencial para o bom desempenho das funcionalidades associadas, como lançamentos de notas, frequência, diário de classe digital, matrícula, entre outras.
Este manual apresenta as orientações necessárias para a configuração inicial e manutenção contínua das informações no Módulo Acadêmico, com foco no perfil da Secretaria de Educação.
1. Nome do usuário que está logado no sistema;
2. Gerenciador de processos. Responsável por exibir relatórios que foram processados e que estão disponíveis para download;
3. Listagem de todos os anos letivos existentes no sistema. O sistema sempre listará o primeiro ano letivo que está com situação igual a aberto;
4. Exibição do perfil que o usuário está logado. Este perfil poderá ser alternado caso o usuário possua mais de um;
5. Sair do sistema;
6. Ocultar a barra Menu;
7. Barra de menu;
8. Número da versão corrente do sistema.
Este cadastro é essencial para definir os cargos oficiais existentes na rede de ensino, que serão vinculados aos contratos dos servidores.
Caminho: Cadastro > Servidor > Cargo
A tela inicial exibirá a lista de cargos já existentes. Para cadastrar um novo cargo no sistema, clique no botão “Adicionar” localizado no canto superior direito da tela.
Ao clicar em "Adicionar", você será redirecionado para a tela de cadastro.




Nesta aba, você pode definir os diferentes níveis de progressão de carreira para o cargo. Para adicionar um nível, selecione a aba “Níveis” e clique no botão “Adicionar”.

Nesta aba é possível vincular as funções que podem ser exercidas por um servidor que ocupa este cargo.
Tela de Vinculação de Funções ao Cargo
Para vincular, selecione uma ou mais funções pré-cadastradas na lista de "Funções Disponíveis" e clique no botão "Adicionar" para movê-las para a lista de "Funções Vinculadas".
O cadastro de departamentos é utilizado para registrar e organizar os diferentes setores de uma unidade escolar ou da secretaria. Este cadastro é fundamental para a correta alocação de servidores administrativos e para a organização estrutural da instituição.
Caminho: Cadastro > Servidor > Departamento
A tela inicial exibirá todos os departamentos já cadastrados. Para adicionar um novo, clique no botão “Adicionar”.
Ao clicar em "Adicionar", você será redirecionado para a tela de cadastro:
Abaixo detalharemos cada campo do cadastro de departamento:

As funções devem ser cadastradas para possibilitar a modulação do servidor, tanto do tipo Magistério quanto do tipo Administrativo. A função representa a atividade que o servidor irá exercer. Ou seja, caso o cargo constante no contrato do servidor seja “Professor”, mas ele exerça a função de “Secretário Escolar”, a função a ser informada deverá ser “Secretário Escolar”.
Caminho: Cadastro > Colaborador > Função
A tela inicial exibirá todas as funções já cadastradas no sistema. Para adicionar uma nova função, clique em “Adicionar”.
Ao clicar em "Adicionar", você será redirecionado para a tela de cadastro:
Tela de Cadastro de Função
Abaixo detalharemos cada campo do cadastro de função:

1. Descrição: preenchimento obrigatório. Informe o nome completo da função. Exemplo: Secretário Escolar, Coordenador Pedagógico.
2. Abreviação: preenchimento facultativo. Informe uma abreviação para a função, que pode ser usada em relatórios ou listagens. Exemplo: SECESC, COOPED.
3. Tipo: preenchimento obrigatório. Selecione o tipo referente à função, exemplo (Docente, Secretario escolar)
4. Carga Horária: preenchimento obrigatório. Informe a carga horária padrão vinculada a esta função.
5. Requer Formação Específica: parâmetro opcional. Se habilitado, o sistema apresentará uma nova aba, possibilitando vincular um ou mais tipos de formação que serão compatíveis ou exigidos para exercer a função.

6. Existe Função Equivalente: parâmetro opcional. Caso habilitado, o sistema apresentará uma nova aba, permitindo informar funções equivalentes à função em questão.
7. Tipo de Cálculo para Diretriz Automática: parâmetro opcional. Parâmetro que possibilita a criação automática de diretrizes (vagas) conforme a configuração definida. Essa configuração permite gerar as diretrizes com base em critérios específicos, como quantidade de estudantes, quantidade de cursos ofertados, quantidade de dependências, entre outros.

8. Cargos: Nesta aba, realiza-se o vínculo dos cargos à função correspondente. Ao clicar na caixa de pesquisa, todos os cargos já cadastrados serão exibidos para seleção.

9. Departamento: Nesta aba, realiza-se o vínculo dos departamentos à função correspondente. Ao clicar na caixa de pesquisa, todos os departamentos já cadastrados serão exibidos para seleção.

Para realizar o cadastro de um servidor o usuário deve acessar o caminho: Servidor > Cadastro.
Atenção!
Antes de realizar o cadastro, verifique se o servidor já está cadastrado.
Digite o nome do servidor que será cadastrado, em seguida clique no ícone da semelhante a uma lupa (01) caso não encontre, considere melhorar a busca clicando no ícone do filtro (02) e em seguida marque o botão “Somente servidores Vinculados a unidade Escolar” como “NÃO” (03) para realizar a busca em toda rede. Esse botão é visível somente no perfil das unidades escolares. Caso não localize o cadastro do servidor, prossiga para o cadastro do servidor (04).

Clicando sobre o botão adicionar, será redirecionado a tela “Adicionar Servidor”.
Para um preenchimento mais eficiente, clique em “Salvar”. O sistema indicará em vermelho as abas que contêm campos de preenchimento obrigatório, permitindo que sejam priorizados os dados mínimos necessários para o cadastro. Caso prefira, é possível preencher todos os campos disponíveis. Conforme imagem abaixo.

Concluindo o preenchimento do cadastro, clique sobre o botão “Salvar”.
Após a conclusão do cadastro do servidor, a seção para o cadastro de contrato se tornará disponível, permitindo registrar as informações contratuais para este mesmo servidor.

Após clicar no ícone de adicionar, a aba para preencher será apresentada.

A modulação é uma ação que deve ser feita após os colaboradores estiverem devidamente cadastrados, podendo ser feita pela secretaria de educação e/ou escola. Quando a rede trabalha com regime de modulação, para o quadro administrativo é necessário ser realizado o cadastro da diretriz antes de realizar a modulação. A diretriz é basicamente a criação da necessidade de funções com suas quantidades e carga horária.
Podemos entender a diretriz como sendo um organograma, onde teremos as funções e serão posteriormente informadas as pessoas que ocuparão essas funções.
Caminho: Colaborador > Diretriz Escolar > Administrativo
No cadastro da diretriz é obrigatório informar unidade/escola, função, departamento, quantidade de horas semanais e quantidade de vagas, como demonstra a imagem abaixo:

Caminho: Colaborador > Modulação Escolar > Administrativo
Ao modular o servidor, é extremamente importante informar os parâmetros, exatamente como foram definidos na diretriz; caso contrário, a vaga não será listada.

Após clicar em “Carregar vagas”, as vagas disponíveis serão listadas abaixo. Para selecionar uma vaga, clique no ícone 1 demonstrado abaixo, informe o turno e selecione um critério de acesso ao cargo/função.

Caminho: Servidor > Modulação Escolar > Administrativo
A modulação de profissionais de apoio a alunos com deficiência deve ser feita em "Administrativo" e clicando em “Adicionar”, após isso será redirecionado, assim como na imagem abaixo:

Obs.: O departamento, função e cargo, devem ser cadastrados previamente e a Diretriz Escolar definida para cada unidade escolar.
Caminho: Servidor > Modulação Escolar > Magistério
Para realizar modulação de professores na turma de escolarização deve-se ir em adicionar na modulação magistério.

Caminho: Servidor > Modulação Escolar > Magistério
Para realizar modulação de professores na turma de AEE deve-se ir em adicionar na modulação magistério.

