Clique aqui para retornar ao “Guias de Orientação”.
O presente documento visa apresentar os requisitos a serem observados para o dimensionamento e a realização de instalações físicas do equipamento facial de coleta de registros. Apresenta também as características dos equipamentos e dos locais que devem receber os mesmos.
O dimensionamento é a ação de quantificar quantos equipamentos serão direcionados para cada unidade. Para o dimensionamento é necessário fornecer as seguintes informações: Nome da Escola, Quantidade de alunos atendidos por cada turno, Anos Escolares Atendidos por Turno.
Instalação física deverá ser acompanhada por equipe de engenharia e/ou manutenção da Secretária de Educação/ Unidade Escolar para apontar os locais de onde devem ser obtidos os pontos elétricos e também para apontar onde poderá conter pontos da rede hidráulica; Envolvimento da equipe de tecnologia da informação para que possam indicar os locais de onde poderá ser obtido os pontos lógicos e também para que caso a rede de dados local seja controlada, seja feita a liberação de acesso e/ou tráfego.
Após a instalação física será produzido o documento físico Termo de Instalação que deverá ser assinado por responsável designado pela contratante, atestando a realização;
Em cada local devem ser nomeados um ou mais responsáveis para receber treinamento de operação do dispositivo;
Deverá ser disponibilizada banda mínima de 100 Kbps por dispositivo;
Cada equipamento possui capacidade para até 2.000 (duas mil) faces, contudo, para uma melhor fluidez dos registros recomenda-se que 01 (um) aparelho atenda no máximo 150 (cento e cinquenta) alunos por período/turno (matutino/vespertino/noturno).
Sua capacidade de armazenamento interno é de 150.000 (cento e cinquenta mil) registros, portanto, em caso de eventual perda de comunicação com o servidor, todos os registros permanecem salvos até que a mesma seja reestabelecida.
Será feita instalação de tomada elétrica (110v/10A ou 220v/10A);
Será feita instalação de ponto de rede lógica utilizando cabo padrão Ethernet CAT5/5e ou CAT6;
A escolha do local em que será instalado o aparelho é um dos aspectos mais relevantes do processo de instalação e deverá ser feito com critérios rigorosos, pois a escolha correta é determinante para que o registro da face seja feito com a eficácia necessária. Essa escolha deve ser orientada pelo técnico da contratada e aprovada pelo supervisor de instalação.
OBS: Caso o diretor da unidade e/ou pelo responsável designado pela contratante escolha outro local, na qual não seguem os padrões para um bom funcionamento do coletor, ele terá que assinar um documento se responsabilizando pela decisão tomada.
A título de exemplificação, seguem algumas imagens de cenários aprovados e reprovados:
Aprovado: pois o corredor principal da escola é amplo e coberto, comportando todo o fluxo de alunos, com iluminação suave e constante, não havendo lâmpadas na direção dos equipamentos.
Aprovado: Iluminação uniforme, distância de mais de 1,2m entre equipamentos possibilitando agilidade no retorno dos alunos à sala de aula, com instalação elétrica e lógica embutida.
Aprovado: pelo mesmo motivo da imagem anterior, porém deve-se evitar que as instalações fiquem expostas, pois o ideal é que a instalação fique toda atrás da parede.
Reprovado: a lâmpada sobre o aparelho e luz solar intensa na parede na direção do mesmo nos horários de registro de frequência.
Reprovado: por se tratar de uma local aberto, é possível que em algumas épocas do ano a luz do sol incida diretamente sobre o equipamento.
Reprovado: Incidência de luz solar sobre as faixas de posicionamento no horário de registro da frequência. A luz refletirá na face no aluno e dificultará ou até mesmo impedirá o registro.
Obs: recomendamos a retirada dos equipamentos para guardar somente aos finais de semana, pois caso sejam retirados todos os dias o cabo de rede e a fonte poderão se desgastar rapidamente, bem como diminuirá a vida útil da bateria interna.
A base do suporte do aparelho deverá ser fixada encima da placa de identificação, semelhantemente à imagem ao lado. Deverá ser centralizada logo abaixo da logomarca Ponto iD.
Deverão ser feitos 04 (quatro) furos para a fixação na placa na parede, 02 (duas) furos para fixar a base do suporte e deverá ser feito 01 (um) furo atravessando a parede por onde passarão os cabo de energia e rede lógica a fim de não expor as fiações.
A altura para fixação do aparelho na parede deverá respeitar o seguintes requisitos:
POSICIONAMENTO | ANOS ESCOLARES | ALTURAS RECOMENDADA | VARIAÇÃO |
BAIXO | Fundamental 1º ao 3º | 1,07 m | 1,00 m ~ 1,12 m |
MÉDIO | Fundamental 4º ao 6º | 1,25 m | 1,20 m ~ 1,30 m |
ALTO | Fundamental 7º ao 9º | 1,38 m | 1,35 m ~ 1,50 m |
ALTO | Ensino Médio 1º ao 3º/EJA | 1,38 m | 1,35 m ~ 1,50 m |
Obs: A medição da altura recomendada deverá ser realizada considerando a distância do chão até a indicação da lateral do equipamento, conforme destacado na imagem:
Após a instalação dos aparelhos deve-se fixar acima de cada um deles sua respectiva folha de identificação constando o número do coletor e a listagem dos turnos e turmas cujos alunos estão nele cadastrados, conforme modelo abaixo:
Os números de identificação dos coletores deverão seguir uma ordem crescente de acordo com a altura dos mesmos:
Após a instalação física e cadastro no sistema devemos configurar o equipamento, antes porém precisamos identificar algumas partes.
Indicadores de conexão: O primeiro da esquerda para direita indica conexão com a rede local. O segundo indica que está autenticado no servidor que recebe os registros. Essa autenticação ocorre somente quanto o equipamento está devidamente configurado e cadastrado no sistema.
Menu de acesso: às configurações quando há pelo menos um usuário identificado como administrador, somente este terá condições de acessar as configurações. Recomendamos que existam pelo menos 2 administradores em cada unidade, sendo 1 em cada turno.
Teclado: Para habilitar formas de registro.
OBS: Na imagem acima, os Indicadores de conexão estão com a cor verde, indicando que a conexão com a rede local e com a autenticação do servidor está conectado.
Na imagem abaixo, os Indicadores de conexão estão com a cor vermelha, indicando que a conexão com a rede local e com a autenticação do servidor está desconectado.
Indicadores de conexão: O primeiro da direita para esquerda indica que conexão com a rede local está desconectada. O segundo indica que não está autenticado no servidor que recebe os registros.
As configurações de rede devem ser feitas a partir desta opção após clicar no Menu de acesso às configurações.
Selecione a opção TCP/IP
Habilite a opção de DHCP, neste caso o equipamento irá receber o ip disponível na rede.
OBS: Caso a rede seja gerenciada, será necessário preencha o ip disponibilizado pelo responsável da rede local interna.
A porta de comu.TCP 4370, não deve ser alterada.
Para salvar basta clicar na seta de retorno.
Selecione a opção Conf. Comunic.
O ID Equip. Deve ser preenchido de acordo com o quantidade de equipamentos. Por exemplo, se na unidade possui 3 equipamentos então deverá haver o ID Equip. = 1, o ID Equip. = 2 o ID Equip. = 3. Note que os números identificadores devem ser únicos no conjunto existente, portanto na mesma unidade não devem existir dois equipamentos com o mesmo ID Equip.
Para salvar basta clicar na seta de retorno.
Selecione a opção Configurar servidor de nuvem
As configurações aqui inseridas não devem ser alteradas.
End. Servidor, é o endereço IP do servidor que receberá os registros;
Porta Servidor, é a porta configurada no servidor para receber os registros;
Para obter o número do End. Servidor e a Porta entre em contato com o suporte.
Para salvar basta clicar na seta de retorno.
OBS: Para a conexão com o servidor ser realizada com êxito, é importante que a opção “HTTPS” esteja desativada. Pode ser encontrada em dois caminhos dependendo da versão do coletor.
1º: MENU DE ACESSO > CONF. COM. > CONF. COMUNIC.
Acesse no menu principal Conf. Com.
Selecione Conf. Comunic.
Desative a opção “HTTPS”
Para salvar basta clicar na seta de retorno.
2º: MENU DE ACESSO > CONF. COM. > CONFIGURAR SERVIDOR DE NUVEM
Acesse no menu principal Conf. Com.
Selecione “Configurar servidor de nuvem”
Desative a opção “HTTPS”
Para salvar basta clicar na seta de retorno.
Clique na opção Info. sistema.
Clique na opção Inf. dispositivo.
Utilize o número de série para realizar o cadastro do equipamento no sistema.
Caso seja necessário mapear os equipamentos na rede pelo endereço MAC, a informação está localizada aqui.
É importante que o tipo do equipamento esteja configurado adequadamente em “T&A PUSH”. Verifique se essa opção está configurada corretamente.
Para isso, acesse “Sistema” no menu principal
Caso esteja em "A&C PUSH", selecione o Tipo de equipamento.
E coloque na opção “T&A PUSH”.
Para salvar basta clicar na seta de retorno.
Para que o coletor faça a alteração da data e hora automaticamente realize os seguintes passos:
Acesse “Sistema” no menu principal
Selecione Data e hora
Ative a opção “Servidor NTP”
E na opção “Selecionar zona de tempo” selecione a opção UTC -3:00
Recomendamos a configuração do intervalo de reconhecimento para que o equipamento não gere registros mais do que o necessário. Para isso siga os seguintes passos:
Acesse “Sistema” no Menu Principal.
Selecione Conf. reg. de acesso
E selecione o Tempo nova marcação (m)
Clique na opção “1”. Nessa opção definimos o prazo de 1 (um) minuto entre registro.
Obs: Esse número pode ser alterado em decorrência da necessidade da instituição.
Após a instalação física é necessário realizar o cadastro dos equipamentos no sistema para que a comunicação possa ocorrer entre sistema e equipamento.
Nos casos onde o ip não for fornecido por um servidor DHCP, sugerimos a reserva de endereços IPs de acordo com a quantidade de equipamentos instalados e que o último octeto de endereçamento IPv4 reservado seja iniciado preferencialmente a partir de 177.
Após realizar o acesso no sistema procure o seguinte menu CADASTRO > COLETOR e clique em Adicionar para proceder o cadastro.
As informações inseridas deverão estar de acordo com as especificações abaixo:
a) Descrição – deverá ser colocado um nome para o coletor;
b) Número – é o identificador configurado no equipamento;
c) Número de série: deverá ser inserido o número de série do equipamento. Recomenda-se obter esta informação a partir das informações do dispositivo localizadas no equipamento;
d) Altura deverá estar de acordo com o atendimento e correspondência;
e) Modelo: para os modelos faciais sempre deverá ser escolhido Speed Face V4L;
f) IP: deverá ser o mesmo ip informado no equipamento;
g) Porta: para os modelos faciais sempre deverá ser informada a porta 4370;
h) Último Número de Série Lido: para os modelos faciais deve ser ignorado;
i) Compatível Ministério do Trabalho: para os modelos faciais deve ser ignorado;
Obs: Ao tentar cadastrar o coletor e o sistema informe que o número de série esteja cadastrado, deverá buscar auxílio junto ao suporte da empresa.
Acompanhado do funcionário que ficará responsável pelo processo de registro e tendo em mãos o Relatório Lista de Alunos (emitido em RELATÓRIOS > ESCOLA > LISTA DE ALUNOS) e/ou Relatório de Matrícula Coletor Colaborador (emitido em RELATÓRIOS > COLABORADORES > MATRÍCULA COLETOR DO COLABORADOR), nestes relatórios que contém a MATRÍCULA COLETOR.
Em caso de cadastro de alunos, sugerimos que formem uma fila, preferencialmente com metade da sala de cada vez para melhor organização.
O posicionamento do aluno/colaborador em frente ao aparelho deve ser referenciado pelas faixas fixadas no chão. O aluno/colaborador deverá ficar em posição ereta em frente ao equipamento, sem abaixar ou levantar a cabeça, e sem ninguém atrás para não aparecer na foto que será gerada. Por isso é importante que o aluno/colaborador atrás na fila mantenha uma distância mínima de 1m.
IMPORTANTE! As imagens a seguir demonstram como o aluno/colaborador NÃO deve se comportar no momento do cadastro, pois poderá acarretar dificuldades no reconhecimento da face:
Portanto, fique atento e NÃO PERMITA que o aluno tenha os seguintes comportamentos:
Demais orientações aos alunos:
Antes de iniciar o cadastro de uma pessoa no controlador facial, assegure que o cadastro tenha sido feito inicialmente no sistema. Sob nenhuma hipótese a pessoa deverá ser cadastrada no controlador facial antes de ser cadastrada no sistema.
O funcionário responsável pelos cadastros deverá se posicionar ao lado do aluno e/ou colaborador sem tocá-lo, somente orientando o mesmo a recuar conforme os comandos do equipamento. Siga os passos a seguir:
Acesse a opção de Usuário Adm no Menu principal
Acesse a opção de Novo Usr
ID do usuário, é a matrícula coletor. Para isso clique em cima da opção;
Nome, é possível informar o nome do usuário. Para isso clique em cima da opção;
Regra Usr, é possível identificar qual perfil do usuário. Alunos e Colaboradores devem ser sempre definidos como Usuário normal. Deve-se cadastrar pelo menos 2 usuários administradores que ficarão a cargo de cadastrar os alunos e demais colaboradores.
Palma, é onde se realiza o cadastro da palma do aluno. O número 1 indica que há palma cadastrada;
Face, é onde se realiza o cadastro da face do aluno. O número 1 indica que há face cadastrada.
Número do cartão, é possível cadastrar cartão de aproximação. Utilizado por exemplo em caso de pessoas anãs ou por cadeirantes.
Senha, é possível cadastrar senha.
Para salvar basta clicar na seta de retorno.
Após clicar na opção Face, surgirá essa tela. A pessoa que estiver sendo cadastrada deverá executar as ações de acordo com as orientações.
Para salvar basta clicar na seta de retorno
Na tela de cadastro ou edição de usuário é possível indicar o tipo de usuário.
É recomendado que haja pelo menos 1 ou 2 usuários administradores por unidade.
Após clicar na opção Regra Usr, surgirá essa tela. Aqui poderá ser definido o tipo de usuário.
ATENÇÃO, a pessoa definida como administrador terá acesso total a todas as funcionalidades do equipamento, podendo alterar configurações, remover usuários, etc.
Para salvar basta clicar na seta de retorno.
Para visualizar um vídeo informativo Clique aqui.
Após o cadastro pronto pode ser feita a edição das informações. Para isso acesse “Usuário Adm” no menu principal.
Acesse a opção “Todos usr”
Será listado todos os usuários cadastrados no dispositivo facial. Selecione o usuário que deseja editar
Selecione a opção de “Editar"
Agora basta editar as informações que deseja acrescentar ou alterar como: Palma, Face, Cartão e Senha.
Para visualizar um vídeo informativo Clique aqui.
A opção Gerenciador de USB pode ser utilizada para realizar a exportação de fotos dos alunos e serem importadas no sistema e/ou possibilitar a importação de dados de um equipamento em outro. Para isso é necessária a utilização de pendrive.
No Menu Principal escolha a opção Gerenciador USB e conecte o pendrive na porta USB localizada na lateral do equipamento.
Escolha a opção de Baixar
Escolha a opção de Baixar usuários para que o equipamento realize o download
Será exibida a mensagem informando que os dados foram salvos.
Através deste recurso é possível importar as fotos baixadas anteriormente para que possam ser utilizadas na emissão de documentos. No menu principal acesse o SISTEMA > ENVIAR FOTOS
Obs: Para enviar fotos para o sistema, o responsável deve estar na visão de UNIDADE.
Ao clicar em “Selecionar” abrirá a pasta de arquivos do computador. Entre na pasta que está o pen-drive com as fotos baixadas do coletor.
Aparecerá arquivos semelhantes a esses de exemplo da imagem acima. Clique na pasta "biophoto".
Em seguida clique na pasta “face”.
Selecione todas as fotos e logo em seguida em abrir.
Após isso as fotos estarão disponíveis para serem enviadas, basta clicar no botão “Enviar”.
Assim que concluído será exibido no campo de “Status” a mensagem “Enviado com sucesso”.
Existem duas formas de excluir usuários no dispositivo facial ID V4.
Primeiro, pode ser excluído um usuário por vez. Para isso, acesse a opção de Usuário Adm no Menu principal.
Acesse a opção “Todos usr”
Será listado todos os usuários cadastrados no dispositivo facial. Selecione o usuário que deseja excluir
Selecione a opção de “Apagar”
Será disponibilizado duas opções para exclusão: “Apg. Usuário”, “Excluir apenas a face”. Para excluir o usuário basta clicar em “Apg. Usuário” e clicar em “Ok”.
Porém na opção “Excluir apenas a face” será excluído apenas a face cadastrada do usuário. Para excluir a face do usuário basta clicar em “Excluir apenas a face” e clicar em “Ok”.
Segunda forma é a exclusão em lote, quanto de usuários quanto de dados. Para isso, acesse “Ger. dados” no menu principal.
Selecione a opção “Apagar todos”.
Será disponibilizados as opções para exclusão de dados.
Para apagar apenas os registro de ponto basta clicar na primeira opção “Apagar log ponto” e clique em “Apag. tudo” ou “Apag. por faixa horária”.
Ao selecionar “Apag. tudo” basta clicar em “Ok” para confirmar.
Ou tem a opção de apagar uma faixa de data e hora especifica basta selecionar “Apag. por faixa horária”
Selecione a data e a hora de inicio e de fim da faixa que deseja excluir e clique em “Ok”
Depois de selecionar as datas bastas clicar em “Ok” novamente para confirmar
Nessa opção será excluído tanto registros quanto usuários do dispositivo. Para isso, basta clicar sobre a opção “Apagar tudo” e clicar em “Ok” para confirmar.
Nessa opção é possível apagar o privilégio de todos os usuários administradores do dispositivo. Basta selecionar a opção “Apagar priv. Admin.” e clicar em “Ok” para confirmar.
Nessa opção é possível apagar os dados de acesso do dispositivo. Basta selecionar a opção “Apag. Dados acesso” e clicar em “Ok” para confirmar.
Após a finalização de todos os cadastros é necessário realizar o acompanhamento diário dos registros a fim de identificar alguma eventual dificuldade na adaptação ao sistema.
A impressão e conferência dos relatórios abaixo é indispensável, portanto, a pessoa responsável da escola e/ou unidade deverá fazer a emissão diária destes relatórios para análise.
Esse relatório mostra os alunos que não foram identificados como presentes no dia selecionado. Faça a conferência nas salas para confirmar se eles estão de fato ausentes, pois nos primeiros dias de implantação é possível que alguns se esqueçam de registrar a frequência na entrada ou tenham sido cadastrados com número divergente.
No menu principal acesse o RELATÓRIOS > ALUNOS > CONFERÊNCIA DE ALUNOS, insira a DATA, no campo TURNO selecione o desejado ou deixe em branco para mostrar todos, no campo TURMA selecione a turma desejada ou deixe em branco para mostrar todas, selecione o Tipo de Conferência: Ausência e em Considerar dados consolidados no Sistema deixe como não, para considerar somente os registros dos coletores.
Este relatório mostra quais pessoas possuem cadastro no sistema, mas ainda não tem face cadastrada no equipamento.
O relatório deve ser gerado após realizar o procedimento de Enviar matrículas.
No menu principal vá em RELATÓRIOS > COLETOR > PESSOAS SEM REGISTRO NO COLETOR e clique em Visualizar