Clique aqui para retornar ao Guias de Orientação.
A finalidade deste manual é explicar como deverão ser feitos os cadastros e parametrizações do Sistema de Gestão Escolar Ponto iD para uso do módulo da alimentação escolar visando atender as exigências do PNAE, pois sabemos que a automatização de processo simplifica, facilita e agiliza a realização de atividades realizadas manualmente.
Os cadastros e parametrizações iniciais para uso do módulo de alimentação escolar estão disponíveis somente na visão de Secretaria de Educação. Essa centralização objetiva manter um cadastro mais uniforme evitando duplicidades. Existem outros cadastros que estão disponíveis na visão da unidade visando atender as necessidades de compras de alimentos, por exemplo.
É importante ressaltar que o SGE Ponto iD é aderente ao layout de dados do Educacenso, portanto existem campos e terminologias que possuem referência ao censo da educação e não são alteráveis.
Caminho: para demonstrar o caminho de um recurso no sistema foi adotado a estrutura composta do nome do menu principal, seguido de dois símbolos de maior que (“>”), seguido do próximo nível do menu e assim por diante. Veja exemplo abaixo.
Caminho: Alimentação Escolar > Agendamento de Cardápios
O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é um programa do governo federal implantado em 1955, atualmente regulamentado pela Lei federal nº 11.947, de 16 de junho de 2009. O programa consiste na transferência de recursos financeiros da União para estados e municípios, com base no Censo Escolar realizado no ano anterior, de acordo com a etapa e modalidade de ensino.
O PNAE atende todos os alunos da educação básica (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos) matriculados em escolas públicas, filantrópicas e em entidades comunitárias conveniadas com o poder público, por meio da transferência de recursos financeiros.
O objetivo do programa é contribuir para o desenvolvimento biológico, psicológico e social dos estudantes, o rendimento escolar dos estudantes e a formação de hábitos alimentares saudáveis.
O PNAE é acompanhado e fiscalizado diretamente pela sociedade, por meio dos Conselhos de Alimentação Escolar (CAE), pelo FNDE, pelo Tribunal de Contas da União (TCU), pela Controladoria Geral da União (CGU) e pelo Ministério Público.
Abordaremos a partir da visão de secretaria como devem feitos os cadastros para uso do módulo de alimentação escolar.
Em cada tópico será apresentada breve descrição e em casos pontuais será informado o local de uso.
Caminho: Cadastro » Ficha Médica » Restrições alimentares
A restrição alimentar é uma condição apresentada quando alguém, por motivo de alergia ou intolerância, não pode consumir determinado ingrediente. Além disso, ela também ocorre quando, por alguma razão, a pessoa precisa ou quer consumir o alimento em menor quantidade.
Devem ser cadastradas pela secretaria de educação para que as unidades possam informar no cadastro do aluno. Cabe exclusivamente à unidade escolar informar quais restrições o aluno possui para que a equipe de nutricionistas possam saber quem são os alunos e caso necessário elaborar cardápios adequados à realidade de cada aluno.
Caminho: Configurações » Definições iniciais » Itens » Unidades de medida
Unidade de medida é uma quantidade específica de determinada grandeza física e que serve de padrão para eventuais comparações, e que serve de padrão para outras medidas.
No sistema serão utilizadas principalmente para entrada e saída de alimentos na gestão do almoxarifado.
Devem ser definidas todas as medidas utilizadas.
Ao cadastrar uma nova unidade de média deve-se definir:
Tipo | Exemplos | Consideração |
Comprimento | Metro, centímetro, quilômetro. | Utilizado em outros módulos/recursos. |
Peso | Quilograma, grama, tonelada. | Utilizado na alimentação escolar. |
Volume | Litro, mililitro. | Utilizado na alimentação escolar. |
Tempo | Minutos, segundos, dias, meses. | Utilizado em outros módulos/recursos. |
Caminho: Configurações » Definições iniciais » Itens » Grupos de unidade de medida
Com certeza. O conceito é importante, mas o texto original estava um pouco confuso. Transformei as frases em uma explicação mais clara e estruturada, ideal para um manual.
Texto corrigido:
Um Grupo de Unidades de Medida é um conjunto de unidades relacionadas (como grama e quilograma) que permite a conversão entre si.
Cada grupo possui uma unidade de medida padrão, que deve ser sempre a menor unidade do conjunto (ex: a grama, no grupo de peso). Normalmente, esta é a unidade utilizada para o consumo do item.
Os grupos são organizados por tipo. Os principais são:
Peso
Líquido
Unidade
Caminho: Alimentação Escolar » Cadastros Básicos » Medida Caseira
Onde serão utilizadas: cadastro do alimento.
Indica a medida normalmente utilizada pelo consumidor para medir alimentos. Por exemplo: fatias, unidades, pote, xícaras, copos, colheres de sopa.
Caminho: Alimentação Escolar » Cadastros Básicos » Grupo de Alimento
Onde serão utilizadas: cadastro do alimento.
Tem a finalidade de separar os alimentos de acordo com seus grupos e também qualquer alimento de um grupo pode ser substituto de outro alimento que esteja nesse mesmo grupo.
Caminho: Alimentação Escolar » Cadastros Básicos » Grupo de Anos Escolares.
Onde será utilizada: formação da preparação e cardápio.
Essa ferramenta permite informar quais preparações e cardápios podem ser utilizados para os anos escolares informados na configuração do Grupo.
Na tela abaixo podemos visualizar os Grupos de Anos Escolares cadastrados, para cadastrar um novo grupo basta clicar no botão adicionar. (Indicado na seta)
No cadastro do Grupo deve informar a Descrição, Composição de Ensino, Anos Escolares, Tipo de Atendimento e Turno. De acordo com as informações preenchidas o sistema exibe quais as unidades escolares atendem os requisitos informados.
Caminho: Alimentação Escolar » Cadastros Básicos » Motivos de Alteração
Onde serão utilizadas: Agendamento de cardápios.
Após a data e hora do agendamento vencer, o sistema habilitará o campo para informar o motivo de alteração no agendamento caso for necessário fazer algum tipo de alteração.
Na tela abaixo podemos visualizar os Motivos de Altereação cadastrados, para cadastrar um novo motivo basta clicar no botão adicionar. (Indicado na seta)
Ao clicar em adicionar é exibida uma janela onde o usuário cadastra o motivo de alteração.
Caminho: Alimentação Escolar » Cadastros Básicos » Resoluções
Onde serão utilizadas: Necessidades nutricionais.
Dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE
Na tela abaixo podemos visualizar as resoluções cadastradas, para cadastrar um novo motivo basta clicar no botão adicionar. (Indicado na seta)
Ao clicar em adicionar é exibida uma janela onde o usuário cadastra a resolução.
Caminho: Alimentação Escolar » Cadastros Básicos » Tipo de Refeição
Onde serão utilizadas: Agendamento de cardápios.
Ao clicar em adicionar o usuário adiciona um novo Tipo de Refeição.
Caminho: Alimentação Escolar » Contratos para Fornecimento
Ao criar o contrato, o sistema possibilita informar quais os alimentos o fornecedor deve fornecer a unidade mediante o que foi acordado.
Também é possível informar e imprimir o conograma da entrega dos itens informando a quantidade, data de previsão da entrega e data da entrega.
Caminho: Alimentação Escolar » Mapeamento de Fornecedores
Para as unidades que tem contratos com fornecedores de tipo “Agricultura Familiar” o sistema permite fazer o cadastro dos alimentos que irão ser produzidos na safra.
No cadastro de um mapeamento deve-se informar, o ano da safra, o período, o fornecedor e a listagem de alimentos que serão produzidos na safra.
Caminho: Alimentação Escolar » Necessidades Nutricionais
A ferramenta tem como função fazer a análise nutricional dos cardápios cadastrados no sistema.
No cadastro da necessidade nutricional é necessário informar, a resolução, grupos de anos escolares, atendimento, calorias, carboidratos, proteínas e gorduras totais/lipídios.
É possível fazer a classificação dos alimentos informando o grau, a quantidade e frequência.
Também é possível fazer a classificação por tipos de alimentos, informando grau, quantidade e frequência.
Caminho: Alimentação Escolar » Alimentos(Produtos)
Onde serão utilizados: Preparações e Cardápios, Fichas Técnicas e de Aquisição
O cadastro de alimentos é o ponto inicial para elaboração de preparações e cardápios, podendo ser cadastrado somente pela secretaria de educação. A partir dele teremos informações que definirão suas características.
Para o cadastro é obrigatório informar a origem de suas informações nutricionais, podendo ser informadas manualmente ou utilizando um dos alimentos presentes nas tabelas TACO - 2011 ou IBGE - 2011, deve-se informar ainda o nome com o qual será identificado, a classificação alimentar, o tipo, o fator de correção, se o alimento é fonte de ferro e o tipo de açúcar do alimento. Pode-se ainda informar não obrigatoriamente uma foto, se o alimento é fonte de algum micronutriente, desde esse micronutriente tenha valor diferente de zero nas informações nutricionais, informar se o alimento não será indicado para restrições alimentares, qual o grupo de alimento ele pertente e informar uma descrição para compra. Depois que o cadastro do alimento for salvo é possível informar medidas caseiras e inativar o alimento.
Caminho: Alimentação Escolar » Cardápio
Um cardápio e constituído por várias abas e cada uma delas existem alguma informação sobre o cardápio em questão.
Ao cadastrar o cardápio é necessário informar na aba de caracterização o nome, o grupo escolar e é possível também informar se é indicado ou não para restrições alimentares.
Na aba de modo de preparo é necessário informar o preparo do cardápio em questão.
Após salvar o cadastro do cardápio, é necessário informar quais os alimentos estarão presentes no cardápio.
Ao cadastrar os alimentos no cardápio o sistema disponibiliza a análise nutricional e a FTP (Ficha Técnica de Preparo).
Após fazer todos esses informes é necessário alterar a situação do cardápio, pois, quando criado ele estará com situação de rascunho, para utilizar o cardápio é necessário alterar a situação para aprovado. Caso não queira fazer mais o uso desse cardápio é possível alterar a situação para inativo.
Ao aprovar o cardápio é possível montar um cardápio alternativo a partir do cardápio aprovado.
Caminho: Alimentação Escolar » Agendamento de Cardápios
O sistema possibilita realizar o agendamento de uso para que a unidade possa ter ciência ( 2 ), também para o usuário que realiza a preparação do cardápio e bem como o aluno, os responsáveis do aluno e o gestor da unidade possam ver pelo aplicativo.
( 1 ) Note que na tela de listagem de cardápios é possível aplicar diversos filtros para localizar os cardápios agendados.
Na tela de inserção devem ser informados, turno, horário, tipo de refeição, o cardápio, grupos de anos escolares e os dias para agendamento, o sistema nos traz o calendário do ano todo então é possível fazer os agendamentos durante todo o ano letivo.
Em “Dias para agendamento” clique sobre os dias que o cardápio será servidor. Note que a cada data selecionada, essa é colorida se destacando das demais. Além do contador de dias na aba: (18), esse tem o objetivo de exibir a quantidade de dias que esse cardápio será servido.
Atenção: O Registro de refeições servidas e baixa no estoque compete a unidade realizar seu preenchimento.
Caminho: Alimentação Escolar » Projetos e Ações Pedagógicas
Caminho: Alimentação Escolar » relatórios
Dentro do módulo é disponibilizada a emissão de vários relatórios pertinentes ao módulo, são eles:
Será listado os alunos que possuem restrições alimentares informadas em seu cadastro.
É informado os cardápios que foram servidos por datas e informando a quantidade de refeições servidas e também a quantidade de repetições servidas.
É informando a quantidade de refeições servidas e também a quantidade de repetições servidas no mês em questão e também informa os dados da execução física (baixa do estoque) feita de cada alimento utilizado.
É o relatório onde será listado os alimentos que podem se substituir em um cardápio caso necessário.
Será o percentual de adesão de cada cardápio servido na periodicidade e tipo de refeição informado.
Irá informar a quantidade de alunos que utilizam a alimentação escolar conforme for informado nos filtros.
Irá informar o custeio das refeições servidas mensal por unidade escolar.
Caminho: Configurações » Definições iniciais » Itens » Categoria
Onde será utilizado: Cadastro do item.
As categorias de itens são definidas para fornecer funções adicionais de identificação e controle para o almoxarifado.
Caminho: Configurações » Definições iniciais » Itens » Categoria » Subcategorias
Onde será utilizado: Cadastro do item
Caminho: Cadastro » Fornecedor
Exemplo de fornecedor pessoa física com DAP
Caminho: Cadastro » Marcas
Onde será utilizado: Cadastro do item.
NOTA: As marcas podem ser cadastradas também pelas unidades.
Caminho: Cadastro » Marcas » Modelo
Onde será utilizado: Cadastro do item
O modelo oferece a diferenciação dos produtos de mesma marca.
NOTA: Os modelos podem ser cadastrados também pelas unidades.
Caminho: Cadastro » Item
Para cadastrar um item a SEDUC deve informar qual o tipo do item. No caso de itens voltados para alimentação escolar selecione a seguinte opção:
NOTA: Para cadastrar um item de alimentação escolar é necessário o alimento esteja cadastrado no módulo de alimentação escolar, pois é obrigatório vincular o alimento no cadastro do item. O alimento poderá ter vários itens referenciados.
Ex: O alimento arroz tipo 1 crú poderá estar associado ao produto “Arroz Palmas”, “Arroz Camil”, “Arroz Tio Jorge”, etc.
No cadastro do item devem ser informadas as seguintes informações:
Caminho: Cadastro » Documentos Fiscais » Notas Fiscais
Onde serão utilizadas: Movimentação de entrada.
O cadastro servirá para ter controle das movimentações de entrada do almoxarifado.
No cadastro da nota fiscal devem ser informados, chave de acesso, número, série, tipo da nota fiscal (Se a nota será para alimentação ou item), fornecedor e a data de emissão. É possível informar também, a diretoria regional, a unidade escolar, contrato do fornecedor e a data de saída.
Após o cadastro da nota o sistema permitirá cadastrar os itens;
No cadastro dos itens deve informar, o item (lembrando que na listagem dos itens serão exibidos apenas de acordo com o tipo informado na nota nesse caso alimentação como foi ilustrado na figura acima), unidade de medida, quantidade e o valor unitário.
A data de validade e o lote podem ser obrigatório caso for informada a obrigatoriedade no cadastro do item, também é possível informar o código de barras e o número de série.
NOTA: O sistema possibilita a importação de notas fiscais com o arquivo .XML.
Caminho: Cadastro » Documentos Fiscais » Importação XML
O sistema possibilita importar o XML da nota fiscal, mas para isso é necessário fazer algumas configurações;
1° Informar o CNPJ no cadastro da secretaria de educação (Configurações > Geral) ou no cadastro da unidade escolar (Cadastro > escola > Selecionar a unidade)
2° Cadastrar os itens fornecidos no cadastro do fornecedor.
3° Clicar no botão indicado para pesquisar o arquivo XML;
4° Selecionar o arquivo XML e importar;
Caminho: Almoxarifado » Movimento
Para ter estoque no almoxarifado é preciso adicionar movimentações de entrada, o sistema disponibiliza vários motivos de movimento. No cadastro da movimentação deve informar o tipo, motivo, produtos e quantidade. É possível informar a nota fiscal no caso de compra, unidade de medida e data de movimentação.
Ao informar a nota fiscal o sistema carrega os itens e quantidades informados na nota fiscal. Quando a nota é informada o sistema disponibiliza apenas o campo da data de movimentação e o turno para informe.
Para realizar uma remessa de alimentos para a unidade, é necessário que ela esteja vinculada a um programa financeiro no sistema.
Caminho: Cadastro > Escolas > Escola:
Caminho: Alimentação escolar > Remessa > cadastro > Tipo de rota
Neste cadastro, são definidos os tipos de rotas que serão utilizados nas remessas, como por exemplo: Zona Norte, Zona Sul, Zona Rural, Zona Urbana, Rota de Perecíveis, Rota de Verduras, entre outros. Essa divisão ajuda no controle e organização das entregas dentro da rede.
Caminho: Alimentação escolar > Remessa > Cadastro > Rota
Cadastro das rotas específicas de entrega que serão utilizadas nas remessas de alimentos. Essas rotas representam os caminhos logísticos definidos pela gestão para organizar e facilitar a distribuição dos produtos entre as unidades.
Após salvar a descrição e o tipo da rota, o sistema libera o campo para adicionar as escolas atendidas por essa rota. Nesse espaço, devem ser cadastradas as unidades que fazem parte do trajeto de entrega.
Caminho: Alimentação escolar > Remessa > Cadastro > Saldo remanescente
Cadastro do saldo remanescente das unidades, que poderá ser utilizado para abater a quantidade enviada em futuras remessas. Esse saldo pode ser lançado tanto pela Secretaria quanto pela própria unidade.
Cadastro das remessas de alimentos, realizado durante o período de agendamento do cardápio, destinado às unidades da rede. Serão listados os anos escolares vinculados aos cardápios agendados, de acordo com os programas financeiros cadastrados na unidade.
Após preencher todos os campos obrigatórios, clique em 'Processar'. O sistema exibirá as informações da remessa, incluindo as unidades atendidas, quantidade de alunos, produtos a serem entregues e os programas financeiros vinculados. Apos verificar se todas as informações estão corretas, é possivel alterar a situação para aprovado.
Atenção: Apos aprovar a remessa, não sera possivel realizar alteração.